Como encontrar um diferencial para a empresa

como encontrar um diferencial para a empresa

Você já pensou como seria se todas as empresas fossem iguais, sem características que as diferenciem? 

Isso se assimilaria a um mundo completamente cinza e nem tão atrativo, onde escolher entre uma e outra já não faria mais sentido. 

Por essa razão o diferencial de uma empresa é importante, é isso o que a faz ter destaque entre as demais, atraindo seu próprio nicho de clientes. 

Contudo, encontrar o seu diferencial pode ser uma tarefa complexa baseada em análises de possibilidades.

Neste artigo apresentaremos o que é o diferencial e como encontrar o da sua empresa.

como encontrar um diferencial para a empresa

Diferencial da empresa

O diferencial de uma empresa é aquilo que a difere das demais dentro da sua área de atuação, conseguindo mais destaque e uma vantagem diante da concorrência, já que muitos clientes podem preferi-la por está razão. 

Por isso o diferencial deve ser muito bem planejado, de modo que isso realmente agregue para a sua empresa. 

O diferencial pode estar relacionado especificamente ao produto oferecido, mas também pode estar presente no atendimento, métodos de entrega, relacionamento com o cliente e demais.

Para que serve o diferencial

para que serve o diferencial

O diferencial da empresa serve especificamente para que o negócio se destaque entre os demais, tendo algo em específico que atraia os clientes, de modo que eles priorizem a sua empresa por causa disso.

Além disso, o diferencial mostra que a empresa está em busca de inovação, não se baseando apenas naquilo que já tem no mercado. 

Isso contribui não só para esse negócio, mas também para o ramo em que está inserido, uma vez que o seu diferencial pode inspirar outras empresas e terem ideias criativas, gerando o crescimento da área.

Qual o diferencial da sua empresa

Não há uma fórmula exata para ter um diferencial, afinal, cada empresa tem sua própria característica de destaque. 

Então essa não se trata de uma busca que pode ser desenhada previamente, achar o diferencial do seu negócio dependerá de fatores da própria marca, área de atuação e as características da empresa.

Seguindo essa linha, deve-se perguntar “o que faz a minha empresa ser diferente das demais?”, ou “o que eu gostaria de encontrar em uma empresa desse ramo, mas ainda não foi feito ou é escasso?”

Fazendo a si mesmo as perguntas acima, já é possível conseguir muitas possibilidades para dar um diferencial no seu negócio.

Preferencialmente, anote as ideias que surgirem no papel, assim, posteriormente, poderá utilizá-las como possibilidades.

Como descobrir meu diferencial

como descobrir o meu diferencial

O diferencial é uma busca complexa que dificilmente será encontrada do dia para noite, é necessário fazer uma análise calma e detalhada para chegar exatamente onde deseja com a sua empresa.

O diferencial nada mais é que uma vantagem competitiva, sendo assim, não é qualquer coisa que destacada entre as demais.

Confira abaixo o que deve ser feito para descobrir o que destaca o seu negócio:

  • Analisar a concorrência – é importante verificar a concorrência para verificar quais são as características dessas empresas que as destacam, há algumas ferramentas para analisar a concorrência;
  • Realizar uma autoavaliação – a autoavaliação serve para apontar aquilo que a sua empresa já tem, o que ainda precisa fazer e o objetivo do negócio, é uma análise mais profunda para identificar em qual situação está no momento;
  • Analisar o mercado – análise do mercado deve ser feita para apontar como está o mercado atual, quais produtos ou serviços estão sendo vendidos, valores, demanda e demais;
  • Apontar as necessidades dos clientes/consumidores – a análise sobre os clientes é uma das mais importantes porque é aí que se encontra as necessidades deles e logo, é mais viável que consiga encontrar o diferencial da sua empresa;
  • Solicitar o feedback dos clientes – solicitar o feedback dos clientes sobre o seu negócio na situação atual faz com esses mostrem suas dores e desejos, o que pode facilitar ainda mais o processo de busca por um diferencial;
  • Aplicar o que foi absorvido – nessa etapa deve-se fazer um acúmulo de todas as informações conseguidas e organizá-las de forma que fique mais fácil para conseguir ideias para o seu diferencial. Essa pode ser uma etapa demorada, então tenha paciência e não se precipite;
  • Mostrar o valor da sua empresa – após definir qual é ou vai ser o diferencial da sua empresa, mostre esse valor aplicando campanhas, propagandas ou outras formas de visibilizar o seu diferencial.

Conclusão

Inúmeras coisas podem ser consideradas um diferencial para as empresas, desde o atendimento, até os produtos. 

Para encontrá-lo é necessário ter paciência e seguir todo um percurso identificando quais são seus concorrentes, o que os clientes desejam, o que falta no mercado e mais detalhes.

Nessa busca, algumas alternativas podem exigir um investimento financeiro maior, e caso a sua empresa ainda não tenha uma renda fixa muito alta para isso, uma boa alternativa é recorrer à antecipação de recebíveis, um serviço que faz a antecipação de duplicata, boleto e outras vendas a prazo.

Independente de qual seja o diferencial que tenha encontrado para a sua empresa, é importante se manter atualizado sobre o mercado para estar em constante inovação, isso porque, há grandes chances de outras empresas adotarem o seu diferencial posteriormente, principalmente quando esse está relacionado a um produto. 

Conteúdo