Saiba de que modo auxiliar seu filho a ser competitivo no mercado de trabalho
Caso você integre alguma das gerações anteriores, certamente já constatou as transformações que estão acontecendo no mercado de trabalho. Mas não apenas isso. As habilidades requeridas para se manter no páreo nesta competição mudaram também.
A inteligência artificial é uma das principais habilidades para a carreira profissional. Aliás, essa foi a palavra pesquisada mais importante de 2023 e deve continuar a ser em 2024. Isso mostra o impacto da tecnologia no mercado de trabalho.
Atualmente, não é necessário ter apenas as habilidades necessárias para desempenhar uma função, como há alguns anos. Mais do que isso, é indispensável possuir habilidades comportamentais e tecnológicas, como criar um aplicativo, por exemplo. Então, faz-se imprescindível o auxílio dos pais no desenvolvimento dos filhos em prol destes estarem mais do que preparados para esse novo mercado.
É importante sair do pensamento tradicional e estar atento às novas oportunidades que o avanço da tecnologia traz. Hoje, as profissões mais promissoras são aquelas ligadas a manipulação de dados, programação, big data, robótica e outros.
Estimule o aprendizado contínuo
Mesmo com o avanço da tecnologia, os pais ainda necessitam ensinar os filhos a importância do aprendizado contínuo. Manter-se atualizado é um diferencial no mercado de trabalho porque traz mais conhecimentos para resolver os problemas do dia a dia.
Os pais podem ensinar esse conceito incutindo a mentalidade de aprendizado constante nos filhos. Isso vai ajudá-lo a entender que, durante a carreira, ele vai ter que aprender novas coisas e fazer diversos tipos de cursos para se qualificar.
Para ajudar nesse processo, os pais podem mostrar para os filhos que é importante participar de cursos, palestras, workshops, feiras, congressos e ler livros da área para se manter atualizado.
Encoraje as habilidades voltadas para a tecnologia
A tecnologia já é uma realidade no dia a dia de inúmeras empresas, desde escritórios de advocacia até grandes indústrias. Por isso, é preciso se adaptar e aprender a usar essas ferramentas a seu favor.
Para ajudar os filhos, os pais podem auxiliar com cursos e formações voltadas à tecnologia. Além de incentivar o uso de ferramentas e programas úteis na carreira dos filhos.
Ensine a importância de desenvolver as skills necessárias
Por serem jovens e inexperientes, os filhos muitas vezes não se dão conta da importância de desenvolver habilidades relacionadas ao comportamento. Mas a experiência dos pais pode ajudar nesse sentido.
Aprender a se comunicar de forma clara e objetiva é muito importante no mercado de trabalho. E as famílias podem treinar isso no dia a dia, ajudando o jovem. A resiliência pode ser ensinada a partir de situações difíceis e a resolução de problemas pode ser treinada com as situações rotineiras da família.
O trabalho em equipe também é muito importante para se destacar. Para isso, você pode envolver seu filho em atividades que exigem trabalho em grupo, como esportes coletivos, projetos voluntários e escolares.
Dê apoio emocional
É preciso ter resiliência e saber como gerenciar o estresse. Por isso, ofereça ao seu filho um ambiente seguro e apoio para que ele se sinta livre para expressar as emoções e dificuldades.
Incentive a curiosidade e a autodisciplina
Para aprender e ter pensamento inovador, é preciso ter curiosidade. Por isso, incentive seu filho a fazer perguntas, explorar novos interesses e sempre buscar as respostas. Crie esse ambiente de curiosidade com visitas ao museu, viagens culturais, feiras de ciências e outras atividades que estimulem a curiosidade.
A autodisciplina também é indispensável para o sucesso. Por isso, ajude seu filho a traçar metas e um plano para alcançá-las. Mostre a importância da gestão do tempo e da organização. Ensine quanto antes como usar as ferramentas de organização, como listas de tarefas, agendas e aplicativos de produtividade.