Veja como otimizar ainda mais o processo de seleção
Cada vez mais as empresas que querem se destacar no mercado precisam investir em bons colaboradores. Nesse sentido, o recrutamento inteligente pode ser um grande aliado.
Afinal, foi o tempo em que bastava escolher o currículo com mais qualificações para ter a certeza de que o melhor profissional seria o escolhido. Hoje, com a globalização e os consumidores cada dia mais exigentes, os profissionais também precisam ter as soft skills, necessárias entre outras habilidades.
Por isso, lançar mão de técnicas como o outsourcing para encontrar os melhores profissionais nunca foi tão importante como agora. Leia até o final e veja as dicas sobre como usar o recrutamento inteligente em favor da sua empresa.
Como o outsourcing pode acelerar o processo de recrutamento inteligente?
O outsourcing é, basicamente, a terceirização do processo de recrutamento e escolha dos profissionais para uma empresa especializada nisso. Dessa maneira, você não tem que se preocupar com as entrevistas e os demais processos seletivos, apenas passa para a empresa de RPO (Recruitment Process Outsourcing) o perfil do seu candidato ideal e ela o encontra.
Essa prática ajuda a acelerar o processo, pois a empresa de RPO costuma contar com profissionais experientes nessa área. Ou seja, recrutadores que conhecem as melhores técnicas do mercado e ainda possuem aquele feeling especial para encontrar bons profissionais para você.
Além disso, essas empresas também usam tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a análise de dados, por exemplo, que facilitam bastante o recrutamento inteligente.
Seleção de candidatos: quais os benefícios de empregar inteligência artificial nesse processo?
Uma das principais vantagens de usar a inteligência artificial (IA) no processo de seleção de candidatos é a automação de tarefas repetitivas e demoradas. Por exemplo:
- Triagem de currículos;
- Análise de grandes volumes de dados;
- Análise de respostas de provas e exames, dentre outros.
Outro ponto importante é a objetividade. Apesar de o feeling dos recrutadores, do qual já falamos, ser algo positivo, em certos casos ele pode atrapalhar. Por exemplo, o algoritmo com IA pode perceber que um candidato é melhor que outro para determinada vaga, enquanto um recrutador humano pode ter uma impressão negativa do candidato que, objetivamente, seria o melhor para o cargo.
Portanto, podemos dizer que a junção dessas duas técnicas (humana e tecnológica) pode ser o ideal para um recrutamento inteligente eficaz.
Networking como ferramenta do recrutamento inteligente
O networking entre empresários de um mesmo nicho pode ser interessante para várias áreas, e com o recrutamento inteligente não é diferente. Afinal, conversar com alguém que precisa de profissionais com as mesmas habilidades é muito educativo. Isso é especialmente verdade se você conversa com pessoas com mais experiência do que você.
Por exemplo, você pode achar que selecionar um candidato ambicioso e com espírito de liderança é a melhor solução. Porém, conversando com alguém que já teve colaboradores assim, pode perceber que esse perfil pode causar transtornos à sua equipe a longo prazo.
Assim, toda vez que for possível, vá a encontros, eventos e conferências da sua área. Ademais, procure seguir o perfil de empreendedores do mesmo nicho que você nas redes sociais e esteja sempre aberto a aprender.
Qual é a pertinência da personalização do recrutamento para chamar a atenção dos melhores talentos?
Muitos candidatos são tão qualificados que podem escolher de quais processos seletivos querem participar. Assim sendo, se você oferecer o mesmo processo “padrão”, digamos assim, que os seus concorrentes, pode perder um excelente profissional, que sequer vai se candidatar à sua vaga.
Por outro lado, se você personaliza o recrutamento e o torna mais atraente e flexível, pode atrair profissionais realmente fora da curva.
Mais uma vez, recorrer ao outsourcing pode ser uma boa ideia nesse sentido, pois essas empresas têm recursos e profissionais capazes de personalizar processos seletivos e adaptá-los a qualquer que seja sua demanda.
Como valorizar o potencial dos candidatos durante o processo de seleção?
Como você já deve ter percebido, os melhores profissionais têm cada vez mais o poder de escolher onde querem trabalhar. Assim, se não sentirem que têm seu potencial valorizado, podem nem mesmo se candidatar às vagas oferecidas por você.
Afinal, a nova geração compreende que a qualidade de vida é um aspecto primordial e indispensável. Então, valorizando o potencial dos candidatos desde o processo seletivo, você tem chances maiores de atrair os melhores talentos. Para isso, você pode:
- Oferecer feedback construtivo;
- Fazer perguntas abertas;
- Focar mais em habilidades transferíveis;
- Criar um ambiente acolhedor, seja físico, seja on-line;
- Valorizar e respeitar a diversidade.
Gostou das dicas de recrutamento inteligente? Então, coloque todas em prática e consiga os melhores talentos para a sua empresa com muito mais agilidade!